Este encontro internacional pretende reunir investigadores cujos trabalhos desenvolvidos se insiram no estudo das práticas delitivas de natureza transnacional, das mobilidades transnacionais e do desenvolvimento de formas de vigilância transfronteiriça, envolvendo o Atlântico e conectando Europa, Américas e África, durante os séculos XIX e XX. Este congresso tem, assim, o objetivo de contribuir para a ampliação e aprofundamento do debate historiográfico em torno da circulação transnacional de pessoas e da vigilância do delito internacional no eixo Atlântico.
​
As propostas de comunicação deverão seguir os seguintes eixos temáticos:
​
-
Formas de criminalidade transnacional, como crimes económico-financeiros, moeda falsa, tráfico de pessoas, de drogas e de armas, etc.
-
Identificação e controlos estatais, imperiais e internacionais das migrações e das mobilidades.
-
Internacionalização dos debates políticos, técnicos e públicos em torno da questão criminal
-
Desenvolvimento de formas de cooperação policial internacional, como esquemas de partilha de informações, intercâmbio e circulação internacional de agentes policiais e desenvolvimento de instituições de policiamento internacional.
-
Desenvolvimento de formas de cooperação judicial internacional, como associações internacionais de discussão legal, desenvolvimento de mecanismos de cooperação entre sistemas judiciais e desenvolvimento internacional de políticas judiciais comuns.
-
Expansão de forma de vigilância política por parte de agentes estatais e cooperação ao nível do combate a movimentos políticos como o anarquismo e o comunismo.
-
Mecanismos não-governamentais de vigilância desenvolvidos por grupos da sociedade civil, bancos e outras empresas privadas, por exemplo.
-
Ação desenvolvida por instituições internacionais como a Sociedade das Nações, a Organização das Nações Unidas ou o Tribunal Penal Internacional, por exemplo.
​
As propostas de comunicação poderão ser redigidas em português, espanhol ou inglês e deverão contemplar o nome do autor, a afiliação institucional, o título da proposta, o resumo (máximo de 500 palavras) três palavras-chave, uma nota biográfica (máximo de 200 palavras) e contacto eletrónico. As propostas deverão ser enviadas até 31 de janeiro de 2025 para o seguinte email: congressocrivimo.cincra@gmail.com. As comunicações orais poderão ser apresentadas em português, espanhol ou inglês.
Organização
Financiamento
Participação